sábado, 24 de novembro de 2007

FEIRA MULTICULTURAL




A Bienal mexeu muito comigo realmente, depois de voltar para casa sem entender nada do que vi eu e minha colega de insanidade resolvemos levar adiante a idéia maluca de fazer uma Bienal na nossa Feira Multicultural na escola. E eu estou pasma a nossa Bienal que teve como tema: A arte vista pelos olhos das crianças foi um sucesso, as crianças adoraram, os pais também, não sei se a idéia de Bienal ficou clara para eles que nunca tinham ouvido falar, mas tenho certeza que a palavra ficou na cabeça e quando ouvirem em Bienal eles vão lembrar da escola. Na entrada fizemos uma cama de gato com elástico e para entrar as pessoas precisavam se contorcer para passar entre os elásticos, fizemos vários ambientes com mostras de trabalhos e um espaço em que os visitantes interagiam com a obra. Também usei as informações que a professora Aline nos passou e colocamos um pouco da história de como surgiu, e o que é a Bienal. Fotografei tudo claro e assim que colocar as imagens explico melhor os temas e a organização da "I BIENAL DA CRIANÇA", na escola Tancredo Neves.

HORA DO CONTO


A aula presencial de literatura estava muito boa, as histórias foram de grande qualidade, penso que estamos indo muito bem. Sou suspeita para comentar esta aula, porque sempre deixei bem claro que a contação de história me fascina, adoro contar histórias em casa para minha filha e na escola par meus alunos. Meu grupo escolheu a história: "Os estranhos hóspedes de bruxonilda" é uma história de bruxa engraçada que as crianças adoram e os adultos também, na escola onde leciono, aproveitamos o mês das crianças e fazemos contação de histórias, nós prefessores nos organizamos e fazemos uma hora do conto mais elaborada com cenário e roupas confeccionadas por nós na escola. O mês vira uma festa são bruxas e princesas que aparecem contando histórias é muito divertido. Porém de pois desta disciplina a hora do conto foi melhorada eu e minha colega de insanidade gravamos um CD, só com sons diferenciados, risadas de bruxa, sons de suspense, picapau, até supermen tem e quem está lucrando com tudo isso são nossas crianças, estou cada vez mais apaixonada por tudo isso.

domingo, 18 de novembro de 2007

AULA PRESENCIAL DE MÚSICA

Não poderia deixar de comentar sobre a aula de música dia 8/11 estava show a professora Simone é maravilhosa e nos faz pagar mico rindo é uma alegria, o Gérson nossa prata da casa também é jóia está smpre nos dando aquela força para a realização dos micos. A aula é muito animada e a música não cansa pelo contrário relaxa, por isso as crianças adoram cantar e cada vez percebo mais a importância da música em sala de aula, vale a pena cantar.

VISITA A BIENAL

Boa tarde a todos, gostaria de ter feito esta postagem antes, porém só consegui fazê-la agora. Sábado dia 10/11, como todos já sabem fomos visitar a Bienal estou surpresa com tudo o que vi. A palavra chave era: " Vocês precisam olhar além do óbvio", sim porque se fossemos olhar com olhos "normais" não enxergaríamos nada ou quase nada. Já tive a oportunidade de visitar outros anos a Bienal, porém não com guia como foi este e confesso que minha opinião não mudou, tenho uma enorme dificuldade em enxergar além do óbvio e ver arte naqueles trabalhos. Fotografei muito se conseguir vou colocar fotos, geralmente não consigo adicionar fotos da minha casa, mas vou tentar. Sinceramente estou sem argumentos, para dizer o que aprendi ou o que acrescentou na minha vida esta visita a não ser uma frase de uma artista que trabalhou com sucatas que dizia: "Posso fazer melhor mas não quero", já pensou se esta moda pega, vou começar a usà-la nos meus trabalhos hi hi hi! bricadeirinha.
Na escola onde leciono conversando com minha colega, que também visitou a Bienal (e teve a mesma opinião que eu), tivemos a brilhante idéia de trabalhar com nossos alunos de alfabetização a Bienal, para enxergar através dos olhos deles. E apresentar na Feira Multicultural da escola nossas produções. Semana passada passei por email, os materiais que a professora Aline nos enviou sobre a Bienal, como iniciou, de quem foi a idéia, como ela é organizada etc... e começamos a trabalhar com as crianças eu parti do ponto que tudo pode ser Arte, mostrei para eles um material que a escola recebeu com as fotos das obras e conversamos sobre arte sem pretensão de entender ou qualificar o que é ou o que não é, pedi que pensassem sobre o assunto que conversassem com a família que na próxima semana faríamos arte com os materiais mais diversos, inclusive eles poderiam trazer de casa coisas para incorporar no trabalho. Porém todo o trabalho tem um título e uma razão de existir, e precisávamos pensar sobre isso. A partir de amanhã darei continuidade ao trabalho vamos ver o que as crianças irão me dizer, depois socializo o resultado final aqui no blog.

domingo, 4 de novembro de 2007

ATIVIDADES TEATRAIS







Esta semana que passou, postei a atividade de teatro, nossa como escrevi contar cada detalhe do processo do trabalho é muita coisa. Enquanto escrevia em casa, ficava lembrando de como tinha acontecido cada atividade com as crianças, a cara de surpresa que eles faziam e até a gargalhada gostosa que acontecia enquanto rolava as brincadeiras. Quando nos foi passado esta atividade, pensei que seria difícil realizá-la, mas como estávamos em ritmo de Festival, de música e ensaios as atividades realizadas caíram como uma luva, vieram à acrescentar muito para a desinibição e criação das crianças.
Antes das atividades eles dançavam mais sérios, os meninos principalmente eram mais reservados na hora de soltar o corpo. Depois que brincamos e colocamos em prática algumas atividades até alguns passos da coreografia foi mudada (por sugestão das crianças). Sexta-feira choveu o recreio foi na sala eu levei para a turma o CD com todas as músicas apresentadas no Festival, nossa eles amaram e dançaram quase todas as coreografias e brincaram de Baltazar de Escultores. É interessante ver como eles ganharam autonomia para se organizarem na realização das brincadeiras e como as atividades estão fazendo parte da vivência deles, sinceramente não pensei que tomaria esta proporção.Eles juntaram a música com as atividades (é que sempre que brincávamos logo em seguida ensaiávamos), po isso eles incorporaram as brincadeiras com a música e o resultado ficou bem legal.