sexta-feira, 18 de setembro de 2009
As necessárias mudanças na educação
A economia está precisando de novos profissionais, pessoas com perspectiva de visão de futuro, pessoas preocupadas com o lugar que ocupam na sociedade, que pensem em soluções para os desafios que aparecem, enfim pessoas inteligentes. E cabe à esta nova escola formar estes indivíduos críticos, reflexivos, despertando a inteligência do aluno em sala de aula e em todo o âmbito escolar, como diz o texto: As Origens da Modalidade de Currículo Integrado: '' Poucas vezes na história foi tão urgente a aposta em uma educação verdadeiramente comprometida com valores de democracia, solidariedade e crítica, se quisermos ajudar cidadãos e cidadãs a enfrentar essas políticas de flexibilidade, descentralização e autonomia propugnadas nas esferas trabalhistas''. Pois o mercado está cada vez mais competitivo e precisando de profissionais qualificados, empreendedores, com ideias criativas. Foi-se o tempo de profissionais que não precisavam pensar, que apenas seu trabalho físico interessava aos patrões, hoje precisa-se de gente comprometida e dinâmica. E este trabalho se inicia entre os muros da escola, é necessário um olhar pedagógico coerente com a demanda de nossos alunos que precisam aprender a tomar decisões, a fazer suas escolhas e não esperar que alguém as faça por eles e cabe a todos da educação buscar novas práticas, novos caminhos para contribuir de forma construtiva para a formação da cidadania.
segunda-feira, 7 de setembro de 2009
Voltar a sonhar...
Lendo o texto sobre a EJA, fico feliz em ver que existem leis específicas para este fim, que protege e possibilita o retorno de nossos jovens e adultos ao ambiente escolar. E mais do que isso lhe proporcionam a voltar a sonhar, vislumbrando novos horizontes. Conheço algumas pessoas que estão cursando a EJA, é legal ver a alegria, o entusiasmo com que falam do retorno aos estudos, que por motivos variados foram deixados para trás. Um dia ouvi de uma pessoa que hoje estuda na EJA,que antes preferia não conversar com as pessoas por medo de não ter o que dizer. A EJA proporciona muito mais do que conhecimento e perspectiva de um trabalho melhor, proporciona auto estima as pessoas, vontade de viver, satisfação pessoal e é isso que nos impulsiona a continuar acreditando em nosso potêncial cada vez mais.
terça-feira, 1 de setembro de 2009
O Menininho
O texto O Menininho apesar de já conhecê-lo, me faz refletir sobre nossa prática em sala de aula, pois falamos tanto em autonomia e criatividade que muitas vezes me questiono será que sabemos trabalhar em sala de aula para que realmente o aluno exerça seu direito de ser autônomo e criativo com responsabilidade? Pois ter autonomia não é fazer o que quer, nem tão pouco ler ou escrever sobre o tema, fazendo o aluno digerir o significado da palavra, portanto é também um trabalho de toda a escola com práticas pedagógicas que tenha significado para o aluno, uma vez que a escola é um espaço político social. As palavras são interessantes, mas percebo que em sala de aula, as crianças tem cada vez menos criatividade e são cada vez mais dependentes dos estereótipos e das pessoas que as cercam.
Segundo Semestre
Pois é, estamos novamente juntos para a realização de mais uma parte da nossa etapa e estamos no sétimo semestre, nos encaminhando para o final. A sensação é estranhícima, um misto de alívio por ter sobrevivido até aqui (brincadeirinha), e o nervoso de estarmos nos encaminhando para o trabalho final. Mas com certeza o sentimento maior é de alegria pois, se é bom sonhar, melhor ainda é concretizar nosso sonho. Portanto que este semstre seja de grandes novidades, pois como diz o rei: "...são tantas as emoções..."
Assinar:
Postagens (Atom)