quarta-feira, 17 de outubro de 2007

UM PASSEIO PELA HISTÓRIA DA ARTE

Analisando as atividades realizadasde Artes Visuais, até este momento as leituras e postagens como: Um poco da história do ensino da arte; Escola Tecnicista, Escola Nova e a Proposta Triangular; A obra de Velazques , a proposta Multiculturalista e a Cultura Visual. Estou me deparando com uma forma nova de ver e aprender Artes.
Antes não tinha muito interesse pelo universo artístico, não entendia como muitas "obras podiam ser de "ARTE". Nunca fui boa desenhista e na minha infância, isso era requisito para atal Educação Artística, desenhar, pintar, copiar, reproduzir, ampliar, sombrear, nunca tive boas notas nesta disciplina, que meus colegas diziam ser "fácil", me defendia dizendo: Prefiro matemática.
Cresci longe da criação, tenho certeza que deixei de aproveitar algo muito bacana, talvés por falta de estímulo e compreensão dos professores. Quando estava cursando o magistério, em Sapiranga, fomos com a escola até o Centro de Cultura visitar uma exposição de Artes de um famoso pintor aqui do Sul que estava na Europa se reciclando. Lá chegando tinha uma moça que nos explicava quadro por quadro, e disse que perto da porta tinha um quadro que se prestássemos atençãonos traços veriamos um elefante. Terminada a explicação fomos apreciar as obras, minha colega procurando o elefante me disse:
Olha Sú, é mesmo um elefante !
Eu não conseguia enchergar o animal. então ela começou a me mostrar o traçado a tromba, as orelhas, e eu continuava sem identificar o elefante. Estávamos nós naquele dilema, quando um colega tocou nas minhas costas e disse: - Gurias, o quadro do elefante não é este é o que está do lado. Dai não deu para segurar comecei a rir e pensei arte não é meu forte.
Porém agora, não que descobri meu talento pela Arte mas compreendi, que minha aprendizagem se deu de uma maneira Tecnicista, minhas habilidades ou a falta delas não era importante para o minha professora, que com sua metodologia tradicional e autoritário seu objetivo era que todos os alunos pintassem uma rosa vermelha com o cabo verde.
A releitura da obra As Meninas foi bem interessante, a primeira impressão que tive foi de uma Patricinha à moda antiga e foi o que fiz a minha criação. A Cultura Visual, como vemos as coisas, como interpretamos, como as imagens podem ser diferentes e nos dizer a mesma coisa, ou vice versa. Enfim estou satisfeita até aqui e percebo que as vezes um pouco confusa, estou no caminho certo com meus alunos, sempre dou liberdade para que eles criem, porém quando necessário direciono ou colaboro com a criação deles. Sei que ainda preciso ampliar meus conhecimentos, para poder ajudá-los mais e aos poucos diminuir esta minha ignorância artística e melhorar como profissional.

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