terça-feira, 16 de junho de 2009

A inclusão e suas transformações

Ao longo dos últimos anos o tema inclusão ganhou proporções bem maiores e as pessoas com o decorrer do tempo deixaram de esconder seus "doentes" e passaram a lutar pelos direitos deles. Hoje temos uma visão mais abrangente mais informativa sobre o asunto. Com a a inclusão escolar passamos a conviver com crianças com algum tipo de transtorno ou deficiência física, no in´nicio não foi fácil, os questionamentos eram muitos e os desafios também. Como vamos dar conta de uma criança com problema? Não sabemos como lidar com esta situação, aos poucos fomos aprendendo que não é tão ruim assim, bem pelo contrário, nossos alunos nos ensinam que paciência é uma virtude que vale a pena desenvolvê-la. Claro que as escolas precisam de uma infraestrutura que está longe de ser o ideal, que nós professores precisamos de esclarecimentos para atender melhor estas crianças. Mas acredito que o primeiro passo já foi dado com sucesso, que é a união positiiva destas crianças com outras crianças de escola regular e o acolhimento carinhoso que nós professores dedicamos à eles.

2 comentários:

celilutz1 disse...

Querida Sueli:
Importante a reflexão que trazes sobre esse assunto que ainda mexe tanto com as escolas, o que se explica, pelo menos em parte, pelo fato de ser bastante recente a prática da Inclusão.
Tens alunos de Inclusão, na tua sala de aula? De que esclarecimentos, no teu entendimento, os professores necessitam e que infraestrutura consideras importante a escola possuir para melhor atender as crianças de Inclusão?
Abraço.
Celi

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Sueli, faço minhas as palavras da Celi. É interessante refletirmos sobre os questionamentos que ela lança no comentário. Abração, Sibicca