Nosa relendo a postagem abaixo, me encantei tem tudo a ver com meu TCC, que fala de autonomia e li muito sobre autonomia moral e cognitiva. Piaget fal sobre o desenvolvimento do raciocínio moral, ou seja o surgimento dos primeiros sentimentos morais como uma consequencia do desenvolvimento cognitivo e afetivo. Como é importante para a criança esta fase de resolver seus conflitos com autonomia e a responsabilidade dos adultos em dar bons exemplos e muito diálogo.Para que a criança consiga ter base para solucionar as situações que vão aparecendo.
Muito bom o texto sobre o desenvolvimento moral de Jaqueline Picceti, muitas vezes não entendemos nosso alunos em suas várias formas de expressão e estamos toda hora ali como fiscal de transito, não damos espaço para que eles resolvam seus conflitos da maneira que entre eles exista um entendimento. Queremos que as crianças resolvam seus conflitos da forma que julgamos estar certa e ainda queremos que les sejam cidadãos autônomos. Refleti e estou refletindo muito sobre a frase da autora quando diz que: "será que as atitudes observadas e consideradas pelos professores como violentas têm o mesmo significado para os alunos?" é claro que também não vamos achar que tudo é fase de desenvolvimento e deixar pairar o caos, mas talvéz estamos cobrando atitudes corretas demais do nosso ponto de vista e esquecendo que nossos alunos são crianças e estão em processo de construção da moralidade, enquanto nós já estamos mais crescidinhos para saber que não fica bem resolver as coisas no empurra empurra.
segunda-feira, 25 de outubro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Oi Sueli!!
Outra dica é tentares colocar um link para a postagem original, assim poderás destacar justamente a tua reflexão atual.
Abração!
Postar um comentário