terça-feira, 22 de abril de 2008

NÚMEROS E AS RELAÇÕES COM ELES

Hoje trabalhando com minha turma de alfabetização lembrei-me das atividades de matemática. Cantamos a música dos Índiozinhos, aquela "um, dois, três indiozinhos..., a música vai até dez índiozinhos depois de cantá-la comecei a questionar os alunos: quantos grupos de dez índiozinhos podemos fazer aqui na sala? Quantos barcos podemos encher? Quantos índios sobrariam? Quantos alunos faltam para fechar dez no barco?E várias outras relacionadas à sala de aula. Tenho 28 alunos que estão distribuídos em três grupos, dois de dez e um de oito, fiquei impresionada como todos chegaram à mesma conclusão. Depois claro em uma folha de ofício cada um representou os botes com os índiozinhos da turma do segundo ano C. Ficaram assim: um bote com dez + um bote com dez + um bote com oito = 28 índiozinhos, eles desenharam os botes com as quantidades e colocaram o número correspondente em cima de cada bote, com o sinal de mais entre um bote e outro e o de igualdade no final do desenho com o total. Uma atividade simples, mas de grande valor em sala e que eles adoraram fazer, alguns até escreveram os nomes dos colegas que estavam em cada barco, inclusive o seu. E eu claro né coloquei os trabalhos no mural da sala.

Nenhum comentário: