quinta-feira, 17 de abril de 2008

NÚMEROS, UM POUCO DA HISTÓRIA

Como terá nascido a idéia de números? As pesquisas arqueológicas sempre mostram o homem vivendo em grupos, inicialmente nômades, alimentando-se de caças, da pesca, do pastoreio ou da pilhagem de outrs grupos, nos tempos primitivos não havia posses individuais por tanto não era necessário contabilizá-las.
Com o fim da galciação eo recuo do gelo para os pólos, as plantas começaram a nascer. Há cerca de dez mil anos, nossos antepassados descobriram que podiam alimentar-se delas e assim aos poucos foram se estabelecendo nas margens dos grandes rios. A partir daí, teve início um novo modo de vida, com terra cultivada, aldeias e a necessidade cada vez maior de organização de planejar a produção das terras, dos rebanhos, a divisão da áreas cultiváveis, das colheitas, a quantificação dos animais, de sementes para oplantio etc...
Dessas primeiras necessidadesde contagem até o conceito de número, muitas gerações transcorreram, deixando-nos sua contribuição. Parece que os sinais para números surgiram antes das palavras para indicá-los. Isso porque é mais fácil indicar com os dedos das mãos o total de elementos de uma coleção do que criar uma palavra para isso. E quando os dedos ficaram insuficientes para a contagem, nossos antepassados provavelmente começaram a usar pedrinhas, uma para cada objeto para ser representado.
Mas tudo isso é passado e hoje os números estão aí fazendo parte da nossa vida e não saberíamos viver sem elês,embora quando somos questionados sobre o que é número, temos dúvidas sobre sua definição exata. Alguns pensadores também tinham:
"É a expressão exata que determina uma quantidade de coisas da mesma espécie." (Baltzer, 1814-1887)
'É a adição sucessiva de uma unidade." (Kant, 1724-1804)
Mas com uma coisa todos concordam, os números são fundamentais em nosso dia-a-dia.

Nenhum comentário: